Ele viu e ouviu além das aparências

 

Wallace Sousa


Davi é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores referenciais bíblicos da vida cristã e, claro, da vida de um judeu. Não à toa, afinal Davi foi um grande guerreiro e vencedor de inúmeras batalhas. Todavia, a batalha que o consagrou e o tirou do anonimato e o lançou ao estrelato foi aquela que ele enfrentou o gigante Golias.

Golias era um guerreiro temido e, claro, de proporções assustadoras. Segundo a medida de sua estatura em côvados, ele teria cerca de 2,90m de altura[1], além de força descomunal e destreza na luta, conforme se observa no texto bíblico de 1 Samuel 17. Essa “criança” foi quem Davi derrotou, quando era ainda pouco mais que uma criança.

E é com esse mesmo Davi que podemos obter inspiração e motivação para enfrentarmos nossos gigantes e vencê-los, sejam eles quais forem em nossas vidas: espirituais, financeiros, materiais, profissionais, intelectuais e até mesmo pessoais.

Neste post eu quero lhe mostrar que você também, a exemplo de Davi, pode vencer seus gigantes, por mais improvável que possa ser a vitória!

Assim, vamos ver o que Davi fez de diferente – ou igual – para ser um vencedor e como nós também podemos seguir ser exemplo.


1ª – Davi viu o que todo mundo viu, mas enxergou além

Todo mundo viu Golias antes de Davi. Mas ninguém olhou para Golias como Davi olhou. Enquanto todos o viam como alguém imbatível, Davi o viu como mais um a quem o Senhor lhe daria vitória!

Qual é o gigante que você está enfrentando hoje? Deixe de olhar para ele como fez Saul que disse a Davi “você não poderá lutar com ele”, e passe a vê-lo como Davi: “esse incircunciso filisteu será como eles porque afrontou o Deus vivo”!

Davi via a si mesmo como vencedor, como um campeão do Senhor. Veja-se assim você também.

2ª – Davi ouviu o que todo mundo ouviu, mas escutou e entendeu além

Golias, durante 40 dias diante do exército de Israel ficou afrontando, zombando e ridicularizando os soldados, o rei e até o próprio Deus de Israel. E ninguém fez nada. Quer dizer, fizeram sim: foram se esconder de medo.

Mas quando Davi chegou, somente ele entendeu que afrontar a todos não tinha muita importância, mas se fosse afrontar o Deus vivo, aí o bicho pegava, a coisa ficava feia e o caldo ia engrossar.

Todo mundo ouviu as afrontas de Golias, mas só Davi percebeu que ele estava afrontando o próprio Deus e que aquele que brinca com Deus não fica impune.

Perceba que o que fez Davi ser diferente é que ele “tomou as dores” divinas pra si, ele não engoliu as afrontas de Golias contra Deus. E mais, Davi sabia que ao aceitar lutar contra Golias ele poderia contar com Deus lutando ao seu lado.

Essa é a grande diferença: quando você se coloca ao lado do Senhor, Ele também se coloca ao seu lado na luta. E você já viu alguém perder uma batalha estando Deus lutando ao seu lado?


3ª – Davi disse o que ninguém mais disse

Quando Golias se apresentou e afrontou a todos, qual foi a resposta que saiu da boca deles? Que ninguém poderia derrotar aquele gigante, que Golias era invencível.

Mas quando Davi chegou ao arraial, o som que saiu da boca de Davi era diferente daquele que estava nos lábios dos soldados e até do rei. Davi dizia: “quem é esse incircunciso filisteu para afrontar os exércitos do Deus vivo”?

Quando Davi abriu a boca, ele não fez coro com os derrotistas, pelo contrário, ele levantou a voz em um tom diferente. Saiu o tom de medo e veio o tom de vitória.

Ser campeão também é isso: acreditar e expressar a crença de que não é apenas possível, mas factível vencer. E quando você afirma isso com convicção, até quem duvida começa a duvidar de suas próprias dúvidas e é influenciado por sua determinação e confiança na vitória.

4ª – Davi pensou o que ninguém mais pensou

Aquela situação era emblemática para o povo de Israel e para o próprio rei Saul. Era a batalha mais importante que ele teria contra seu inimigo mais feroz e cruel, os filisteus. Era o teste de fogo para Saul, e ele falhou.

Mas eis que entra em cena Davi, com seu jeito de menino e ânimo determinado e muda o quadro. Enquanto todos pensavam que ninguém poderia enfrentar e derrotar o gigante, chega Davi com um outro tipo de mentalidade, com outro pensamento e surpreende a todos.

Sabe, às vezes o que precisamos é daquele algo mais, daquela mudança capaz de transformar uma situação improvável, uma causa perdida, em uma virada surpreendente. E tudo isso começa dentro de nossa mente, e não fora.

A vitória de Davi começou a se desenhar dentro de sua mente, apesar de tudo à sua volta apontar o contrário. E é isso que quero deixar para você: mude sua mentalidade e transforme sua vida! Deixe que as pessoas pensem o que quiserem, mas faça seu pensamento seguir aquilo que a Bíblia diz.

E o resultado virá, tenha fé.

5ª – E, por fim, Davi fez o que ninguém mais fez

E finalmente chegamos ao ponto-chave da questão: quando você não é só mais um na multidão, quando não segue o coro dos derrotistas e nem pensa igual àqueles que já se veem como derrotados, você tem tudo para fazer algo diferente e, obviamente, fazer a diferença.

Esse é o segredo do sucesso de um campeão: ele enxerga as coisas que os outros deixam passar despercebido, entende aquilo que os outros ouvem mas não dão ouvidos e, por isso, fala o que ninguém espera, pensa diferente de todo mundo e se torna capaz de realizar algo que ninguém julgava possível.

E esse é o grande desafio que você tem a sua frente, talvez até maior do que os gigantes que você está enfrentando: imitar as atitudes de Davi e se tornar, você também, um campeão de Jeová.

É fácil? Não, claro que não. Mas, vale a pena.

Concluindo

Para ser mais parecido com Davi e menos parecido com Saul, tenha bem claro o seguinte:

  • Não se deixe levar pela aparência do inimigo,
  • Não se deixe influenciar pelas palavras do inimigo,
  • Não faça coro com os derrotistas, e
  • Não se veja como perdedor antes mesmo de lutar.
  • Como Davi, ouça aquilo que ninguém está prestando atenção, enxergue além do senso comum e não se conforme com a multidão de mentalidade complexada.

Tendo isso em mente, enfrente o gigante tendo a certeza e a confiança de que o Senhor está ao seu lado e enfrente a batalha de cabeça erguida e coração destemido.

E sabe aquele gigante abusado e enxerido que está lhe afrontando? Taca-lhe uma pedra bem no meio dozói dele pra ele ver se é bom mexer com um(a) servo(a) de Deus cheio(a) do Espírito Santo!

Wallace Sousa edita o blog Desafiando Limites e é colaborador aqui no Tenda na Rocha

Nenhum comentário: