Uma revisão sobre a figura do Anticristo no cenário mundial

 

O Anticristo será chamado dessa forma, porquê será contrário a Cristo em todas as coisas. Cristo veio como um homem humilde; ele virá como um orgulhoso. Cristo veio para elevar os humildes, para justificar os pecadores; ele, por outro lado, expulsará os humildes, magnificará os pecadores, exaltará os ímpios. Ele sempre exaltará os vícios opostos às virtudes, expulsará a lei evangélica, reviverá a adoração de demônios no mundo, buscará sua própria glória (João 7:18) e se chamará Deus Todo-Poderoso. O Anticristo tem muitos ministros de sua malícia. Muitos deles já existiram, como Antíoco, Nero e Domiciano. Mesmo agora, em nosso tempo, sabemos que há muitos anticristos, pois qualquer um, leigo, clérigo ou monge, que vive contrariamente à justiça e ataca as regras de seu modo de vida e blasfema contra o que é bom (Romanos 14:16) é um anticristo, o ministro de Satanás.


Vejamos sobre a origem do Anticristo. O que eu digo não é pensado ou inventado por mim mesmo, mas na minha leitura atenta encontro tudo escrito em livros. Como nossos autores dizem, o Anticristo nascerá do povo judeu, isto é, da tribo de Dã, como diz o Profeta: "Que Dã seja uma serpente à beira do caminho, uma víbora no caminho." Ele se sentará à beira do caminho como uma serpente e estará no caminho para ferir aqueles que andam nos caminhos da justiça (Sl 22:3) e matá-los com o veneno de sua maldade. Ele nascerá da união de uma mãe e um pai, como outros homens, não, como alguns dizem, de uma virgem sozinha. Ainda assim, ele será concebido totalmente em pecado (Sl 50:7), será gerado em pecado e nascerá em pecado (João 9:34). No início de sua concepção, o diabo entrará no ventre de sua mãe no mesmo momento. 


O poder do diabo o nutrirá e protegerá no ventre de sua mãe e sempre estará com ele. Assim como o Espírito Santo entrou na mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e a cobriu com seu poder e a encheu de divindade para que ela concebesse do Espírito Santo e o que nasceu dela fosse divino e santo (Lucas 1:35), assim também o diabo descerá para a mãe do Anticristo, a preencherá completamente, a envolverá completamente, a dominará completamente, a possuirá completamente por dentro e por fora, para que com a cooperação do diabo ela conceba por meio de um homem e o que nascerá dela será totalmente perverso, totalmente maligno, totalmente perdido. Por esta razão, o homem é chamado de "Filho da Perdição" (2 Tessalonicenses 2:3), porque ele destruirá a raça humana até onde puder e ele próprio será destruído no último dia.


Vocês ouviram como ele deve nascer; agora ouçam o lugar onde ele nascerá. Assim como Nosso Senhor e Redentor previu Belém para si mesmo como o lugar para assumir a humanidade e nascer para nós, assim também o diabo conhecia um lugar adequado para aquele homem perdido que é chamado Anticristo, um lugar de onde a raiz de todo o mal (1 Timóteo 6:10) deveria vir, a saber, a cidade da Babilônia. O Anticristo nascerá naquela cidade, que já foi um centro pagão celebrado e glorioso e a capital do Império Persa. Diz que ele será criado e protegido nas cidades de Betsaida e Corozain, as cidades que o Senhor reprova no Evangelho quando diz: "Ai de ti, Betsaida, ai de ti Corozain!" (Mt 11.21). 


O Anticristo terá mágicos, encantadores, adivinhos e feiticeiros que, a mando do diabo, o criarão e o instruirão em todo mal, erro e arte perversa. Espíritos malignos serão seus líderes, seus associados constantes e companheiros inseparáveis. Então ele virá a Jerusalém e com várias torturas matará todos os cristãos que não puder converter à sua causa. Ele erguerá seu trono no Templo Sagrado, pois o Templo que Salomão construiu para Deus que havia sido destruído ele levantará ao seu estado anterior. Ele se circuncidará e fingirá ser filho do Deus Todo-Poderoso.


Ele primeiro converterá reis e príncipes à sua causa, e então, por meio deles, o resto dos povos. Ele atacará os lugares onde o Senhor Cristo andou e destruirá o que o Senhor tornou famoso. Então, ele enviará mensageiros e seus pregadores por todo o mundo. Sua pregação e poder se estenderão "de mar a mar, de leste a oeste" (Sl. 71:8), de norte a sul. Ele também fará muitos sinais, grandes e inauditos prodígios (Ap. 13:13). Ele fará descer fogo do céu de uma forma aterrorizante, as árvores florescerão e murcharão de repente, o mar se tornará tempestuoso e inesperadamente calmo. 


Ele fará os elementos mudarem para formas diferentes, desviará a ordem e o fluxo dos corpos d'água, perturbará o ar com ventos e todos os tipos de comoções e realizará inúmeros outros atos maravilhosos. Ele ressuscitará os mortos "à vista dos homens, para enganar, se possível, até os eleitos" (Mateus. 24:24). Pois quando virem grandes sinais dessa natureza, até mesmo aqueles que são perfeitos e escolhidos de Deus duvidarão se ele é ou não o Cristo que, segundo as escrituras, virá no fim do mundo.


Ele despertará perseguição universal contra os cristãos e todos os eleitos. Ele se levantará contra os fiéis de três maneiras, isto é, pelo terror, pelos presentes e pelos prodígios. Para aqueles que acreditam nele, ele dará muito ouro e prata. Aqueles que ele não for capaz de corromper com presentes, ele vencerá com terror; aqueles que ele não puder vencer com terror, ele tentará seduzir com sinais e prodígios.


Aqueles que ele não puder seduzir com prodígios, ele torturará cruelmente e miseravelmente matará à vista de todos. "Então haverá tribulação como nunca houve na terra desde que as nações começaram a existir até aquele tempo. Então, aqueles que estiverem no campo, fugirei para as montanhas, e aquele que estiver no terraço não descerá para sua casa para tirar nada dela" (Mt 24:21,16; Dn 12:1). Então, todo cristão fiel que for descoberto negará a Deus ou, se permanecer fiel, perecerá, seja pela espada, ou fornalha ardente, ou serpentes, ou bestas, ou por algum outro tipo de tortura. Esta terrível e assustadora tribulação durará três anos e meio no mundo inteiro. "Então os dias serão abreviados por causa dos eleitos, pois se o Senhor não tivesse abreviado aqueles dias, a humanidade não teria sido salva" (Mateus 24:22).


"Ele é o Inimigo", isto é, ele é contrário a Cristo e a todos os seus membros "e ele é exaltado, isto é, exaltado em orgulho acima de tudo que se chama Deus" (2 Tessalonicenses 2:4), isto é, acima de todos os deuses pagãos, Hércules, Apolo, Júpiter e Mercúrio, que os pagãos pensam serem deuses. O Anticristo será exaltado acima desses deuses porque ele se tornará maior e mais forte do que todos eles.  "Ele se exaltará de tal forma que será entronizado no Templo de Deus, exibindo-se como se fosse Deus."


Como dissemos acima, ele nascerá na cidade da Babilônia, virá a Jerusalém, se circuncidará e dirá aos judeus: "Eu sou o Cristo prometido a vocês que veio para salvá-los, para que eu possa reunir e defender vocês que são a Diáspora." Naquela época, todos os judeus se reunirão a ele, na crença de que estão recebendo Deus, mas, em vez disso, receberão o diabo. Ele fará de todos os cristãos mártires. Ele será exaltado e engrandecido, porque nele estará o diabo, a fonte de todo o mal "que é o rei acima de todos os filhos da soberba" (Jó 41:25).


Para que o Anticristo não venha de repente e sem aviso e engane e destrua toda a raça humana por seu erro, antes de sua chegada os dois grandes profetas Enoque e Elias serão enviados ao mundo. Eles defenderão os fiéis de Deus contra o ataque do Anticristo com armas divinas e instruirão, confortarão e prepararão os eleitos para a batalha com três anos e meio de ensino e pregação. Esses dois grandes profetas e professores converterão os filhos de Israel que viverão naquele tempo à fé, e tornarão sua crença invencível entre os eleitos diante da aflição de uma tempestade tão grande. Naquele tempo, o que as escrituras dizem será cumprido "Se o número dos filhos de Israel for como a areia do mar, o seu remanescente será salvo" (Romanos 9:27). 


Quando, depois de três anos e meio, eles tiverem terminado sua pregação, a perseguição do Anticristo logo começará a explodir. Ele primeiro pegará em armas contra eles e os matará, como diz o Apocalipse: "E quando eles tiverem terminado seu testemunho, a besta que subirá do abismo fará guerra contra eles e os vencerá e os matará" (Apocalipse. 11:7). Depois que esses dois forem mortos, ele então perseguirá o resto dos fiéis, seja tornando-os mártires gloriosos ou tornando-os apóstatas. E quem tiver acreditado nele receberá sua marca na testa ou na mão direita (Apocalipse. 20:4).


Já que falamos sobre seu começo, vamos dizer qual será seu fim. Este Anticristo, o filho do diabo e o pior mestre do mal, como foi dito, atormentará o mundo inteiro com grande perseguição e torturará todo o povo de Deus com vários tormentos por três anos e meio. Depois de matar Elias e Enoque e coroar com o martírio os outros que perseverarem na fé, finalmente o julgamento de Deus virá sobre ele, como escreve Paulo quando diz: "O Senhor Jesus o matará com o sopro de sua boca" (2 Tessalonicenses 2:8). 


Quer o Senhor Jesus o mate pelo poder de sua própria força, quer o Arcanjo Miguel o mate, ele será morto pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo e não pelo poder de qualquer anjo ou arcanjo. Os professores dizem que o Anticristo será morto no Monte das Oliveiras em sua tenda e em seu trono, no lugar oposto ao local onde o Senhor ascendeu ao céu. Você deve saber que depois que o Anticristo for morto, o Dia do Julgamento não virá imediatamente, nem o Senhor virá para julgar imediatamente (Isaias 3:14) mas permanece na providência de Deus que julgará o mundo naquela hora em que por toda a eternidade ele pré determinou que seria julgado.


OBS: Este tratado foi escrito a pedido da Rainha Gerbera da França para esclarecimentos sobre os detalhes da ascensão e vida do Anticristo. O autor é Adso de Montier, a tradução do escrito foi feita  por Bernard McGinn, publicada popularmente em 1979 pela Sociedade Missionária de  Apóstolo São Paulo no Estado de Nova York. Encontrei Aqui, considerei de acordo com as revelações Bíblicas e esclarecedor. Que Deus em Cristo confirme a cada um a verdade sobre o tema e a preparação para a santificação, a fim de a qualquer tempo estarmos prontos para encontrarmos o autor de nossas vidas. 

Deus o abençoe, em nome de Jesus!

Nenhum comentário: