Wilma Rejane
Os mercadores na antiguidade assumiam riscos enormes, investiam em uma carga de trigo e a enviavam através das águas para um porto estrangeiro na esperança de negociar o grão por pedras preciosas, especiarias e madeira. Se o navio retornasse com tal carga, ela poderia ser vendida, gerando lucro para os mercadores.
Pequenos agricultores no antigo Egito, a cada primavera, quando o Rio Nilo transbordava, despejavam sementes de trigo ou cevada na água transbordante. Embora possa parecer uma coisa tola de se fazer, na verdade era muito sensato. A água levaria a semente para o campo e a depositaria.
O agricultor economizava muito tempo e esforço extra ao jogar sementes na água, já os mercadores assumiam grandes riscos uma vez que o navio navegava fora de seu controle e a carga ficaria à mercê do clima com seu capital bloqueado por meses, sem saber quando o empreendimento retornaria com o lucro - se é que daria.
As sementes de trigo ou cevada era a garantia de abastecimento familiar e lançar as sementes sobre as águas, um gesto de fé. Entre a colheita do ano e a próxima colheita teria quase um ano de intervalo e de todas as sementes colhidas, deveriam ainda separar quantidade considerável pensando no próximo plantio. Os grãos/sementes que estavam guardados para o próximo plantio, nada mais eram que pão. Eram grãos/sementes que poderiam resolver as necessidades básicas familiares.
O sábio escritor então recomenda: “Lança o teu pão sobre as águas porquê depois de muitos dias o acharas”. Eclesiastes 11:1
Infelizmente, muitos estão numa situação complicada hoje por terem usado suas sementes para alimentar suas paixões fugazes, talvez era um momento de aperto e tomadas pelos sentimentos e pelo desespero lançaram mão das únicas sementes que dispunham. Tiveram em suas vidas tudo o que quiseram, não tiveram limites, regras e medidas – Saciaram-se, e hoje, vivem em um estado de fome permanente, não conseguem se saciar com nada, e por causa disso nada têm. Gastaram suas sementes com todas as mulheres/homens que queriam, e hoje não tem ninguém que seja suficiente para si; Gastaram suas sementes em todas as baladas, com todas as substâncias que pudesse trazer um pouco de alegria aos seus corações e hoje permanecem em um estado de pura tristeza, angústia e lamento.
Não gaste suas sementes com aquilo que pode lhe satisfazer por um momento mais que vai lhe deixar em apuros mais tarde. Sábio é o conselho do pregador – “Lance suas sementes, seu pão nas águas; Plante isso, você não vai se arrepender”. Lance suas sementes na água que é Cristo, Ele é o único que pode fazê-las germinar e crescer, e no momento certo, no momento Dele os frutos surgirão, no momento certo a abundância chegará.
Moisés passou 40 anos ineficazes no Egito, depois Seguiram-se outros 40 anos no deserto de Midiã - cuidando de ovelhas. Ele gradualmente perdeu sua paixão pelo bem-estar de seu povo. Mesmo depois que Deus o chamou para a liderança de Israel, teve que lidar com a intransigência do Faraó. Finalmente, uma multidão foi conduzida para fora do Egito em direção à Terra Prometida. Seguiram-se 40 anos difíceis e frustrantes no deserto antes que os israelitas estivessem prontos para entrar na terra prometida. Que carreira atribulada Moisés teve. No entanto, ele era o instrumento de Deus e por meio dele Deus alcançou seu propósito, Moisés deixou um grande e inesquecível legado para a humanidade!
Outro aspecto sobre "lançar sementes sobre as águas " é o fato de muitos se sentirem cansados e desanimados, doentes, com problemas familiares, contudo, mesmo tendo o ritmo das ações diminuído, a colheita depende de permanecer firme, confiando no Senhor, orando sem cessar e obedecendo na rejeição ao pecado.
A consciência tranquila e a paz interior são recompensas invisíveis aos olhos naturais, mas funcionam como refrigério em meio às lutas e renovam as forças. Não desistir de fazer o bem, de seguir com o ministério, com o trabalho honesto, com a persistência nos estudos, nas economias domésticas e financeiras, no que Deus o chamou para fazer, são sementes lançadas que podem demorar para frutificar e multiplicar, mas jamais serão vãs.
Medite nisso, reflita onde você tem lançado o teu pão, onde você tem investido suas sementes? Que o Senhor Jesus nos ajude a seguir este conselho maravilhoso do pregador.
Deus o abençoe, em nome de Jesus!
*** Imagem cortesia Pixabay
Nenhum comentário:
Postar um comentário