O que fazer com as decepções?

 

Shelley Langelaar 

Eles clamaram a Ti e foram libertos; eles confiaram, se apoiaram e confiaram em Ti, e não ficaram envergonhados, nem confundidos, nem decepcionados. ”  Salmo 22:5

Ainda não conheci uma pessoa que não tenha passado por decepções em algum momento da vida. Na verdade, nunca conheci uma pessoa que não tenha passado por muitas decepções na vida. Anos atrás, percebi que ficar decepcionado não é uma opção à qual podemos dizer "não". Faz parte de viver nesta Terra. No entanto, temos mais de uma opção sobre como lidar com a decepção quando ela chega em nosso caminho.

Há muitas maneiras pelas quais podemos ficar decepcionados. O centro da nossa decepção é que algo ou alguém nos decepcionou. Essa decepção pode ter causado uma ferida menor ou pode ter causado uma ferida profunda e dolorosa. Não importa o tamanho da ferida – ainda temos uma ferida que precisamos encontrar uma maneira de curar.

Muitas vezes deixamos a ferida infeccionar e não recebemos o tratamento adequado para ela. Sem o tratamento adequado, a ferida não só não vai melhorar, como vai piorar. Vários anos atrás, meu marido teve uma ferida na lateral do quadril. Ele pensou que estava cuidando bem dela, mas não foi ao médico para examiná-la. Vários meses se passaram e ele ainda tinha essa ferida que realmente não estava melhorando. Meu marido começou a se sentir mal e finalmente o convenci a procurar tratamento médico. Sua ferida não só infeccionou, como causou uma infecção que corroeu seu osso do quadril e quase tirou sua vida. Compartilho isso porque nos mostra como algo que achamos pequeno pode acabar causando grandes problemas para nós se não for tratado adequadamente.

Lidar com decepções é emocionalmente desgastante. Você já ficou decepcionado e continuou repassando o cenário em sua mente? Você pensou sobre como poderia ter sido ou como você acha que deveria ter sido? Eu fiz as duas coisas e acredite em mim quando digo — isso não fez nada melhor. Na verdade, levou a sentimentos de amargura e até mesmo ressentimento. Ai!

O tempo gasto pensando em todos os detalhes de como aquela pessoa nos decepcionou – é tempo desperdiçado. Não faz nada que nos beneficie de alguma forma. Não só causa mágoa e sentimentos dolorosos (amargura e ressentimento), se não for tratado, terá efeitos nocivos em nossa saúde.


Ficar sentado em nossas decepções causa estragos em nossos corpos e em nossa saúde. Quando nos apegamos à decepção, estamos nos preparando para viver com estresse desnecessário. O estresse que colocamos em nós mesmos pode levar a dores de cabeça, dificuldades gastrointestinais, suor sem motivo, ondas de calor e frio, uma sensação de que precisamos vomitar e nos sentir cansados ​​e letárgicos. Muitas vezes sofremos de doenças físicas e não percebemos que isso decorre de nos apegarmos às nossas decepções.

Um dos maiores impactos que guardar minhas decepções teve na minha vida foi nos relacionamentos com outras pessoas. Elas não só me fizeram sentir amargura e ressentimento, como também me fizeram me fechar e isolar. Elas colocaram uma barreira entre mim e a outra pessoa. Na maioria das vezes, a pessoa que me decepcionou nem sabia disso e ficava perplexa com o motivo pelo qual eu estava me distanciando dela.

Aprendi (e reaprendi) que as pessoas vão me decepcionar nesta vida. Além disso, aprendi que Deus é eternamente fiel. Uma das áreas em que trabalhei durante anos é observar minhas expectativas – especialmente quando se concentram nos outros. Quando coloco minha confiança nele e me concentro nele – as decepções não me atingem com tanta frequência. Se elas me atingem – é muito mais fácil deixá-las ir.

Os tolos dão vazão à sua raiva, mas os sábios trazem a calma no final”.  Provérbios 29:11

Não quero ser um tolo e tenho a opção de não ser um. Você também. Para sermos sábios, devemos colocar nossa confiança em Deus e dar a Ele as decepções que estamos segurando.

Livrem-se de toda amargura, raiva e ira, brigas e calúnias, juntamente com toda forma de malícia. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.”  Efésios 4:31-32

Você consegue se identificar com decepções na vida? Você as manteve? Ou as deixou ir? Minha esperança para você (e para mim) é que sejamos rápidos em entregar nossas decepções a Deus. Quando formos tentados a repetir os cenários repetidamente em nossas mentes, que possamos “interrompê-los”.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” –  Filipenses 4:8

Deus nos deu o livre-arbítrio e com isso Ele nos deu escolha. Podemos escolher sentar em nossas decepções e permitir que elas apodreçam e destruam nossa saúde (física, emocional, mental e espiritualmente). A alternativa é fazer a escolha de seguir em frente e ganhar paz, saúde e até mesmo relacionamentos restaurados. Qual você vai escolher?

Oração: Pai, obrigado por Sua Palavra e como você a usa para me liderar e guiar. Confesso que tive expectativas sobre os outros e quando não foram atendidas andei por aí decepcionado. Atualmente, estou me segurando em (compartilhe com Deus o que/com quem você está decepcionado). Senhor, perdoa-me por me apegar à decepção e permitir que ela apodreça em meu coração. Eu a entrego a Ti e peço que cures meu coração e quaisquer outros efeitos que ela tenha tido em e sobre minha vida.

Eu sei que o homem é falível e que o Senhor não é. Ajude-me a focar e buscá-Lo primeiro em vez de buscar os outros. Quando meus pensamentos estão dispersos e fora do curso, eu oro para que me cutuque e me ajude a me reorientar. Ajude-me a observar onde estou colocando minhas expectativas e me corrija quando elas estiverem sendo mal colocadas.

Senhor, meu desejo é honrá-lo com minha vida. Sou muito grato pelo amor sem fim e pela graça e misericórdia que o Senhor me dá. Em nome de Jesus, Amém!


Nenhum comentário: