“Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.” Hebreus 11:30,31.
Jericó Situava-se em uma posição estratégica para o controle das vias de acesso que subiam do baixo Jordão até as montanhas da Judeia. Era uma das cidades-estados de Canaã com boa terra, água em abundância e muitas vinhas. Conquistar Jericó era uma das missões de Josué e ele o fez sob orientação Divina: o alto muro que circundava a cidade cai por terra após sete dias de vigília, quando o povo e os sacerdotes israelitas rodearam a cidade. Deus, miraculosamente derruba as muralhas fortificadas, abrindo caminho para Israel despojar a cidade.
Nesse cenário de conquista surge uma personagem gentia chamada Raabe, uma prostituta, descrita em idioma original como “ Zônah”. A casa ou hospedaria de Raabe situava-se em cima do muro da cidade, com vista privilegiada e uma ampla janela que lhe permitia conhecer a movimentação local.
O linho era colocado sobre o telhado para secar, após isso era usado para confecção de roupas finas. Raabe cobre os espiões com as canas de linho, depois faz com que desçam por uma corda, pela janela. Raabe era uma gentia, aliás, a primeira gentia a ser abrigada entre o povo da promessa. A cidade de Jericó foi destruída, incendiada, toda a população dizimada, aquele território ficou como um deserto, mas um remanescente foi salvo por causa da fé de Raabe.
Na morada de Raabe, no dia em que as muralhas de Jericó caíram, existia um fio vermelho pendurado na porta, aquela corda tinha a cor do sangue, era como o sinal nas portas dos israelitas por ocasião da Páscoa, do Êxodo do Egito.
As muralhas de Jericó caíram ao tocar da última trombeta, mais precisamente da sétima trombeta (Josué 6:15-21), é uma tipologia Bíblica sobre o arrebatamento que se dará ao tocar de trombeta, ressuscitando os mortos e após isso, elevando os que estiverem vivos ao céu. São sete dias rodeando Jericó, sete tocar de trombetas, assim como são sete as trombetas do Apocalipse ( Capítulo 8).
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessalonicenses 4:16-17)
Raabe foi resgatada, salva, porquê creu e obedeceu, a corda vermelha na porta de sua casa era o sinal de sua salvação. Jesus Cristo em nós é o sinal de nossa salvação, como o fio vermelho na porta de Raabe, como o sangue de cordeiro espargido na porta dos israelitas na saída do Egito.
Quer morramos, quer vivamos, somos de Cristo. Quer estejamos vivos ou mortos no arrebatamento, seremos tomados para Ele, por toda Eternidade, aleluia! Que tudo que há em nós glorifique ao Senhor, que sejamos salvos, não porquê merecemos, mas porquê Deus é bom e cumpre Suas promessas na vida de todo o que O ama.
É chegado o juízo de Deus às nações, assim como chegou a Jericó! Para quem ainda não se arrependeu de viver sem Cristo, ainda há tempo e esperança. Raabe não era perfeita, era uma mulher pecadora, mas que reconheceu sua condição e buscou fervorosamente a salvação, e Deus a abrigou. Que assim seja conosco.
Deus o abençoe, em nome de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário