Na verdade, o que você tem a ver comigo, ó Tiro e Sidom, e todas as costas da Filístia? Você vai retaliar contra Mim? Mas se você retaliar contra Mim, rápida e rapidamente, devolverei sua retaliação sobre sua própria cabeça; Porque vocês tomaram a minha prata e o meu ouro e levaram para os seus templos os meus bens preciosos. Também vendeste aos gregos o povo de Judá e o povo de Jerusalém, para os afastares dos seus termos. Eis que eu os tirarei do lugar onde os vendeste, e farei recair a vingança sobre a tua própria cabeça. Venderei vossos filhos e vossas filhas nas mãos dos filhos de Judá, e eles os venderão aos sabeus, a um povo distante; Porque o Senhor falou. Joel 3;4-8.
As regiões da Filístia compreendem cinco cidades importantes: Ashdod, Ashkelon, Ekron, Gaza e Gate. Amós listou quatro dessas cidades em sua acusação contra os filisteus ( Amós 1:6-8 ). Essas cidades estão localizadas ao longo da costa do que é o moderno estado de Israel. Ao longo de grande parte da história do Antigo Testamento, os filisteus foram inimigos de Israel, como evidenciado nos livros de Juízes e 1 Samuel. O profeta Amós também diz que os filisteus “deportaram uma população inteira para entregá-la a Edom” ( Amós 1:6 ). Deus não ficou satisfeito com eles porque cometeram grandes atrocidades contra o povo da Sua aliança.
Um dia o Senhor usaria o povo de Judá como Seu instrumento para julgar os fenícios e os filisteus, lhes infligindo os mesmos sofrimentos que infligiram aos filhos de Judá e de Jerusalém . Deus deixa isso claro quando declara: "Venderei seus filhos e suas filhas nas mãos dos filhos de Judá, e eles os venderão aos sabeus, a uma nação distante ". Joel 3:8
Os sabeus eram de Sabá, atual Iêmen, uma área que atingiu grande prosperidade, especialmente em razão do comércio de petróleo. A rainha de Sabá visitou Salomão e trouxe-lhe muitos artigos comerciais como presentes ( 1 Reis 10:1-13 ). Os sabeus também são citados em Jeremias 6:20 e 6:19 , são chamados de homens de violência em Jó 1:15.
A profecia de Joel 3 teve cumprimento no passado quando aproximadamente 2.500 moradores de Israel foram levados para o Iêmen na época do reinado de Salomão, tem cumprimento nos dias de hoje quando vemos Gaza ser devastada por Israel e o Iêmen (Sabeus) declarar oficialmente guerra a Israel em apoio aos palestinos.
Deus está a cumprir todas as coisas que estão em Sua Palavra, estamos presenciado um mundo cheio de pecado, guerra e transformações que podem gerar incertezas, ansiedades e outros sentimentos negativos. Contudo, é necessário relembrar que Deus está a falar com a humanidade enquanto a terra está sendo abalada, Ele disse ao profeta Jeremias: “Veja, hoje eu te designo sobre nações e reinos para arrancar e destruir, para destruir e derrubar, para construir e plantar” ( Jeremias 1:10 ).
Em muitos momentos da história Deus permitiu que Seu povo escolhido, Israel, fosse abalado para ser purificado, para que voltasse para Ele, da tragédia do exílio babilônico emergiu um povo cheio de gratidão, louvor e arrependimento.
É tempo de arrependimento, de olhar para tudo que acontece hoje e refletir sobre a vontade e os planos de Deus para cada um. Viemos para esse mundo com um propósito e descobrir esse propósito fará diferença por toda eternidade! Deus ama a cada um de modo inigualável e incompreensível, Ele enviou Jesus Cristo para nos dizer que há um Caminho, um meio de salvação e um lugar de Refúgio e descanso que está disponível hoje e sempre (Mateus 11:28).
Não se perturbem facilmente do vosso entendimento, nem se assustem, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. 2 Tessalonicenses 2:2
Jesus em Mateus 24:6, afirmou: E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Muitas coisas ainda haverão de se cumprir, não se assustem com a guerra, com os desastres, enchentes, incêndios, secas, perdas, todas essas coisas fazem sofrer e entristecer, mas em Cristo Jesus tudo há de passar e o lugar de repouso chegará. Vamos viver cada dia, sem desistir de buscar, acreditar. Jesus Cristo está conosco e nenhum mal terreno é maior que Seu amor e Seus planos eternos para cada um de nós.
Deus o abençoe, em nome de Jesus
*******
Imagem cortesia Pixabay
Nenhum comentário:
Postar um comentário