Quando Paulo citou escritores não cristãos para evangelizar


De Matt Slick
Tradução: Wilma Rejane
Ministério Apologética e Pesquisa Cristã

Paulo citou descrentes pagãos no Novo Testamento? Sim ele fez. Mas, ele não os citou com o propósito de apoiá-los. Em vez disso, ele os citou aqui e ali para ajudar na defesa e divulgação do evangelho. Mas, para ele fazer isso, ele teria que estudar seus ensinamentos. Se Paulo pôde fazer isso, nós também podemos, contanto que estejamos colocando as citações no contexto apropriado, expondo o erro e ou construindo uma ponte pela qual possamos apresentar melhor a verdade da palavra de Deus.

Paulo citou Menandro no livro de Atos e em 1 Coríntios. Ele citou Epimênides no livro de Tito. Vamos dar uma olhada.

Atos 17:28 , "porque nele vivemos, nos movemos e existimos, como até mesmo alguns de seus próprios poetas disseram: Pois também nós somos seus filhos.'"

A primeira parte do versículo 28 vem de Crética de Epimênides, e a segunda parte do verso de Hino a Zeus, escrita pelo poeta cilício Arato. Com certeza, ambas as linhas foram dirigidas a Zeus na literatura grega, mas Paulo aplicou-os ao Criador de quem ele falou.  1

Paulo citou "Pois também nós somos seus filhos"  de um poema astronômico de Arato, um compatriota grego do apóstolo, e seu predecessor por cerca de três séculos. Mas, como ele sugere, o mesmo sentimento pode ser encontrado em outros poetas gregos. Eles queriam dizer isso, sem dúvida, em um sentido panteísta;  o apóstolo utiliza para seu próprio propósito - ensinar um teísmo puro, pessoal e espiritual. " 2

1 Cor. 15:33 , "Não se deixe enganar: As más conversações corrompem a boa moral.  O verso é um ditado popular criado por Menandro (século 4 a 3 a.C), um poeta cômico, que provavelmente o tirou de Eurípides [Sócrates, História Eclesiástica, 3.16]." 3. Era um ditado comum na época de Paulo, talvez tirada por Menandro de uma peça de Eurípides" 4

Tito 1:12 , “Um deles, seu próprio profeta, disse:“ Os cretenses são sempre mentirosos, bestas malignas, glutões preguiçosos ”.

A citação é de Epimênides de Festo, ou Gnossus, de Creta, por volta de 600. Ele foi enviado para purificar Atenas de sua poluição ocasionada por Cylon,  era considerado um adivinho e profeta. As palavras aqui foram tiradas provavelmente de seu tratado" sobre oráculos. ” Paulo também cita dois outros escritores pagãos, Aratus ( Atos 17:28 ) e Menandro ( 1 Co 15:33 ), mas ele não chega a honrá-los tanto, pois não menciona seus nomes. 6

Epimênides, chamado de profeta por Paulo, era um nativo  Cretense, ele também  que também é citado por Calímaco. Epimênides é chamado de profeta, não simplesmente como um poeta, mas de seu caráter peculiar como sacerdote e vidente; conhecido por Platão e Cícero é descrito por outros escritores antigos como um profeta . " 7

Como você pode ver, o apóstolo Paulo citou claramente os descrentes. Mas devo dizer novamente que não foi para apoiar sua inspiração ou sabedoria. Nós, cristãos, às vezes podemos citar livros de outras religiões, literatura popular, peças de teatro ou cinema. Contudo,  ao fazer isso, nosso objetivo deve ser expor o erro desses sistemas e promover a verdade do Cristianismo conforme revelada no Novo Testamento.

Somos livres para estudar outros sistemas filosóficos e religiosos. Mas, devemos fazer isso com o objetivo de usar as informações de que dispomos para melhor equipar a nós mesmos, outros cristãos, e expor o erro de falsos sistemas de pensamento.

2 Cor. 10: 5 , “Estamos destruindo as especulações e tudo o que se levanta contra o conhecimento de Deus, e estamos levando todo pensamento cativo à obediência de Cristo”.

***

1-Gangel, Kenneth O. Acts. Vol. 5. Comentário do Novo Testamento de Holman. Nashville, TN: Broadman & Holman Publishers, 1998.

2-Jamieson, Robert, AR Fausset e David Brown. Comentário crítico e explicativo sobre a Bíblia inteira. Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, Inc., 1997.

3 -Jamieson, Robert, AR Fausset e David Brown. Comentário crítico e explicativo sobre a Bíblia inteira. Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, Inc., 1997.

4-Ellingworth, Paul, Howard Hatton e Paul Ellingworth. Um manual sobre a primeira carta de Paulo aos coríntios. Série de manuais do UBS. Nova York: United Bible Societies, 1995.

5-Spence-Jones, HDM, ed. 1 Coríntios. O Comentário do Púlpito. Londres; Nova York: Funk & Wagnalls Company, 1909.

6-Jamieson, Robert, AR Fausset e David Brown. Comentário crítico e explicativo sobre a Bíblia inteira. Oak Harbor, WA: Logos Research Systems, Inc., 1997.

7-Spence-Jones, HDM, ed. Titus. O Comentário do Púlpito. Londres; Nova York: Funk & Wagnalls Company, 1909.


Nenhum comentário: