Oito mulheres estéreis na Bíblia e o que aprendemos com elas.



Quais foram mulheres estéreis da Bíblia? Também procuramos saber esta resposta, o resultado é o estudo bíblico a seguir. As Sagradas Escrituras relatam sete mulheres estéreis. Em cada um dos relatos, há uma lição importante, uma revelação de Deus. Há uma oitava mulher que se tornou estéril devido a uma punição direta de Deus (Mical, filha do rei Saul e mulher de Davi).

Feito este prologo, te convido a conhecer as sete mulheres estéreis da Bíblia e saber em detalhes porque Mical foi punida por Deus. Uma coisa que angustiava muito as famílias do Antigo Testamento, mas principalmente as mulheres, era a incapacidade de gerar filhos.

A mulher que não gerava filhos era chamada de “galhos secos”, isto é, pela incapacidade de gerar filhos, havia a perspectiva de um futuro sem produtividade, um futuro sem frutos no casamento.

O que a Bíblia diz sobre a esterilidade:


Quando Deus criou a Adão e Eva deu-lhes uma missão importante (Gn 1. 28). Analisando o versículo, notamos que há 03 ordenanças  “Sejam férteis… multipliquem-se… dominem…”

Através destas ordenanças, o casal recebeu a função de continuar a criação e zelar por ela. Ocorre, que no meio do caminho o pecado trouxe alterações no plano original de Deus.

Com a ruptura do plano de Deus veio as consequências. A mulher passou a ter sofrimento na gravidez, ao passo que o homem passou a ter sofrimento no cuidado da terra (Gn 3. 16-19). A mulher fértil era considerada uma benção, enquanto a estéril era vista como amaldiçoada.

A esterilidade era a prova da incompetência de ser frutífera, portanto abençoada. A esterilidade demonstrava que existia algum problema. Esses casos de esterilidade não estão à toa na Bíblia, aprendemos muito com cada um deles.

Sendo considerada como um “ramo seco”, a mulher estéril era frequentemente rejeitada, banida ou então vista como uma nulidade. Uma família numerosa, com muitos filhos era considerada uma grande alegria e fonte de bençãos. Sl 127

A oração de Davi



Through Bible Daily 
Traduzido por:Wilma Rejane

Salmos 141: 3-5 Coloque um guarda na minha boca, ó Senhor; vigia a porta dos meus lábios. Não deixe meu coração ser atraído para o mal, para participar de atos perversos com os homens que são malfeitores . Não coma eu das suas iguarias, fira-me o homem justo,  será uma benignidade; ouvir sua repreensão é óleo sobre a minha cabeça. Minha cabeça não vai recusar. No entanto, a minha oração é sempre contra os atos de malfeitores.


Depois de sua queda com Bate-Seba, Davi orou para que seu coração não fosse atraído para o mal, ele já não confiava em seu próprio coração. Você percebe quão facilmente nosso coração pode ser enganado para o mal? Ele está sempre lá para nos seduzir com uma mentira,  nos oferece uma iguaria, uma delicadeza que nos levará mais longe do que queríamos ir e vai nos custar mais caro do que queríamos pagar. Isto é semelhante à oração do Senhor Jesus: "Não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do Maligno" (Mateus 7:13).


A oração de Davi poderia ser a nossa oração diária. Nossa boca parece ser o membro mais propenso a pecar falando mal dos outros e é da abundância do coração que fala a boca. Quando ouvimos alguém difamar uma pessoa que nos causou dano, ou cujas ideias e objetivos são diferentes dos nossos, temos uma tendência para calúnia. Tiago ensina que, se nós podemos controlar a nossa língua, podemos controlar todo o nosso corpo.

Conversando com Deus na goiabeira vermelha

As misericórdias do Senhor, novas são a cada manhã Lm 3:23
João Cruzué


Anos atrás plantei as sementes de uma goiaba vermelha no quintal e elas brotaram! Então, eu escolhi a muda mais bonita e plantei em um lugar especial. E depois sonhei que um dia amarraria uma gangorra (balanço) em um de seus galhos para balançar a Priscila, nossa primeira filha. Nos anos seguintes, não só balancei a Priscila, com mais tarde, também veio a Aline. Todo ano, suas folhas envelheciam e caíam no fim do inverno. Imagino que ela se preocupava com a aparência despida de uma árvore morta, mas aquela goiabeira sabia que quando voltasse a Primavera, novas folhas ainda mais verdes brotariam. Hoje quando olhei para o quintal, um pensamento passou diante de mim: eu pude ver, também, que muitas pessoas precisam saber que Deus cuida das árvores para mostrar que nos ama!

Cientificamente, as estações do ano acontecem no planeta terra por causa da inclinação de seu eixo vertical, atualmente, de 23,45º. Ela gira bamboleando pelo espaço pela ação dos movimentos de precessão e nutação e, quando a inclinação do eixo horizontal elíptico se alinha com o equador celeste, duas vezes por ano, tem início do outono - em 21 março, e da primavera em 23 de setembro. Uma pesquisa com dados completos pode ser achada aqui: generalidades da terra.

Na vida de cada um de nós, também há períodos de inverno, primavera, verão e outono.

Quando aos olhos das pessoas próximas nós parecemos cheios de defeitos, imprestáveis, derrotados, sem futuro e de vez em quando algum comentário chega até nossos ouvidos: "Bem feito!"- a estação é o inverno.

Mas graças a Deus que o Senhor Jesus não é mesquinho como alguns de nós costumam ser. Há vários exemplos de novas oportunidades e milagres feitos por Jesus, tais como: A ressurreição do filho da viúva de Naim; a cura do paralítico do Tanque de Betesda; a ressurreição da filha de Jairo; e o perdão da mulher adúltera. Eu creio no Senhor Jesus, pois Ele é a verdadeira face do amor de Deus, ao alcance de uma oração. 

10 lições de Jesus para toda a vida



Ele lançou um olhar profundo sobre tudo o que o rodeava e, a partir do que à primeira vista podia parecer corriqueiro, estruturou suas ideias. Mais de 2 mil anos depois, suas lições continuam atuais e extremamente valiosas

Passam-se os anos, mudam-se as estruturas, transformam-se as línguas. Mas as razões e objetivos de batalhas e angústias, ou de alegrias e contentamentos, permanecem muito parecidas. Tão similares que as lições proferidas por Jesus há milênios se encaixam na realidade atual.

Sua sabedoria, embora tenha nascido nos primeiros 30 anos da era Cristã, ainda hoje pode ser aplicada. Há quem afirme, inclusive, que este conhecimento está mais atual do que nunca, pois aborda temas de extrema importância do cotidiano de todos nós, transcendendo as questões de fé e religiosidade.

Com simplicidade, as lições de Jesus promovem o resgate das tradições e a manutenção da esperança e da luta. Sua palavra instiga as pessoas para que pensem sobre a realidade na qual vivem e, mais do que isso, sugere uma mudança de atitude.

Se lermos com atenção suas parábolas e sermões, veremos que ainda temos muito a modificar no mundo contemporâneo se quisermos instaurar suas lições de igualdade, justiça, liberdade, solidariedade, partilha e dignidade humana.

E você, está pronto para essa transformação? Confira, a seguir, dez lições para colocar os ensinamentos do Mestre em prática agora mesmo.

Viver com simplicidade


Os ensinamentos de Jesus Cristo são um convite ao retorno da simplicidade. No Reino de Deus, não há lugar para dissimulação e astúcia. Não há lugar para tentar ser o que não somos. Viver essa simplicidade significa abandonar preocupações fúteis e vivenciar o que realmente tem importância. Quem aprende essa lição se mantém sempre em equilíbrio, conhece a si mesmo e respeita as próprias limitações. “A nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Deus, e não com sabedoria carnal, mas com a graça de Deus, nos temos conduzido no mundo, e especialmente para convosco.” (II Coríntios, 1:12). 


No diário da blogueira: um projeto de mestrado para transformar o pensar

Meus alunos premiados
Wilma Rejane

Queridos leitores, sei que não tenho produzido artigos Bíblicos com o mesmo ritmo de antes e lhes afirmo que essa condição não é fruto de desleixo ou algo parecido. É resultado de mudanças que vêm ocorrendo em minha vida e em todas as áreas; família, trabalho, igreja. Graças a Deus, tudo vai bem e minha fé e amor ao Evangelho só cresce a cada dia. Ouso dizer que hoje enxergo o agir de Deus por uma diferente perspectiva, a perspectiva da operação sublime e espetacular que também age no campo da ciência, da arte, da educação escolar e em outros campos que por vezes renegamos ser via de milagres e transformação espiritual. Mas não vou me prolongar nessa "diferente perspectiva", deixarei para outra oportunidade reforçando em entrelinhas que Deus é maravilhosamente simples! Louvado seja por isso, Ele é o Deus escondido que age no presente tal como agiu no passado!

Se procurar a sabedoria
como se procura a prata
e buscá-la como quem busca
um tesouro escondido, então você entenderá
o que é temer o Senhor
e achará o conhecimento de Deus. 
Provérbios 2:4-5

Vencendo a corrida com cavalos e as enchentes do Jordão




Wilma Rejane


Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão? Jeremias 12:5

Como está seu coração hoje? Ansioso, preocupado, atribulado? Assim estava o profeta Jeremias quando Deus lhe dirigiu as palavras acima. Penso que não era bem o que ele queria ouvir, mas o que precisava ouvir. Deus diz que ele tinha de ser forte e tranquilo, mesmo em meio a adversidades maiores. Precisava correr mais que os cavalos e enfrentar a enchente do Jordão com disposição. Em resumo: Jeremias tinha que parar de se lamentar e manter o coração confiante, porque Deus estava a seu lado e sabia perfeitamente até onde ia sua força e fé. Jeremias precisava "esticar"  suas medidas de crente e manter o olhar firme em Deus.

Claro que Jeremias é um de nós. Grandes homens e mulheres da Bíblia foram exatamente como um de nós; sofreram, ganharam, perderam, choraram, passaram tempos difíceis e também de bonança. Quem não sabe o que é sofrer não aprende a viver, não é mesmo? Agora, um dos grandes triunfos de ser cristão, consiste no fato de que a fé nos mantém de pé, em qualquer circunstância. Se as pernas cambaleiam, os joelhos tremem e os temorem querem nos assaltar, olhemos para Cristo. Ele autor e consumador da nossa fé. Sendo morto, ressuscitou ao terceiro dia e intercede por nós diariamente. Essa é a vitória que venceu o mundo e que nos fará vencer também.

Porque vencer, como costumo dizer, não é nunca perder, mas prosseguir confiante, mesmo depois das perdas. Vencer não é receber tudo que pedimos e nada nos faltar. É crer em Deus e continuar amando-O mesmo quando ainda nos falta, quando as respostas parecem não vir. Uma doença grave, um filho rebelde, um casamento desfeito...enchentes do Jordão,fatigas, cansaço, tristezas. Como agir?