Terremoto Nepal - Abril 2015 |
Wilma Rejane
Primeiramente, se faz necessário compreender o significado de "Princípio das dores" na Bíblia. O termo é uma referência ao período da Tribulação. "As dores do parto" é o circuito de acontecimentos preparatórios para a Tribulação.
O que é Tribulação? Será um período de sete anos,governado pelo Anticristo e com forte influência do Falso Profeta. Os primeiros três anos e meio compreende a Tribulação e os outros três anos e meio restantes será A Grande Tribulação.
Onde está escrito que a tribulação durará sete anos? Esse período é uma interpretação do livro de Daniel:
"Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. Daniel 9:24-27
Semana = sete anos. "Na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação". Nos primeiros três anos e meio O Anticristo fará aliança com Israel proporcionando um período de aparente paz, contudo, essa aliança será um meio de domínio, massacre e perseguição para Israel e os demais.
Convêm dizer que não há consenso entre os teólogos sobre " As dores de parto e a tribulação". Por esta causa, surgiram escolas distintas de interpretações . Exporemos aqui (ligeiramente) o pensamento de cada escola e pedimos que o leitor não desanime diante do impasse interpretativo. De certo modo, esse impasse é saudável porque permite o exame cuidadoso dos fatos até o esclarecimento total (ou mesmo parcial) deles.
Escola Preterista: Afirma que as dores de parto e a tribulação já se cumpriram com a destruição de Jerusalém (70 d.C.) e a queda do império Romano. A palavra "preterismo" vem do tempo pretérito (passado perfeito).
- Preterismo parcial: Algumas profecias foram cumpridas na geração dos dias de Jesus (ressurreição e arrebatamento ainda não se cumpriram)
- Preterismo radical: Afirma que a segunda vinda, a ressurreição, o arrebatamento, o dia do Senhor já ocorreram.
Versículos usados em apoio ao preterismo:
"Garanto a vocês que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino."Mateus 16:28
"Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração."Mateus 23:35,36
Pessoalmente não acato a interpretação preterista, seus argumentos são insuficientes para explicar alguns aspectos das Escrituras, por exemplo:
"Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e perverteram a fé de alguns. Timóteo 2:16-18 (A ressurreição ainda não aconteceu)
"E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." Atos 1:10,11. (A segunda vinda de Cristo ainda não aconteceu)
Escola Historicista: Admite que as profecias têm um caráter histórico. As profecias Bíblicas estariam se cumprindo ao longo da história e continuam se cumprindo nos dias de hoje. A abordagem historicista, acredita no aspecto simbólico e alegórico das profecias, desde que estejam ligados ao sentido literal. E o sentido literal considera:
- Gramática: de acordo com as regras de ortografia
- Histórica: o contexto histórico da passagem
- Contextual: de acordo com o contexto da passagem
Exemplificando: “Sendo assim farei de Samaria um monte de entulho em campo deserto; uma terra para plantar vinhas; atirarei suas pedras no vale e descobrirei os seus fundamentos." Miquéias 1:6 - A forma literal de interpretação dirá que esta passagem de Miquéias versa sobre a destruição da cidade de Samaria uma localização física, geográfica e histórica. Não haverá outro significado para Samaria.
Para essa escola de pensamento é unanimidade que O Anticristo e o Falso profeta surgirão da Igreja Católica Apostólica Romana. João calvino e Martinho Lutero estão entre os historicistas.
Escola Futurista: Diz que as profecias apocalípticas se cumprirão no fim dos tempos. Essa escola acredita que a tribulação, a segunda vinda de Cristo e o Milênio estão no futuro, ainda vão se cumprir. Os futuristas dividem as interpretações em:
- Pré-tribulacionista: Entende que a igreja de Cristo, com todos os membros, vivos e mortos, será arrebatada antes da Tribulação de sete anos.O ensino do Arrebatamento é mais claramente apresentado em 1 Tessalonicenses 4.13-18.
"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."
Gráfico- imagens Google |
Nessa passagem Paulo informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por ocasião do Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em Cristo antes deles. No versículo 17 a palavra "arrebatados" traduz a palavra grega harpazo (Stong 726), que significa "dominar por meio de força" ou "capturar". Essa palavra é usada 14 vezes no Novo Testamento Grego de várias maneiras diferentes.
- Mesotribulacionista: A Igreja estará presente na primeira metade do Período Tribulacional, ou seja,nos três anos e meio da Tribulação sendo arrebatada antes da Grande Tribulação (três anos e meio restantes)
Gráfico imagens-Google |
- Pós-tribulacionista: Afirma que a igreja estará presente nos sete anos que compreende a Tribulação e a Grande Tribulação. No final do período, acontecerá o arrebatamento e a vinda gloriosa de Cristo (um só evento).
gráfico- imagens Google |
Existem muitos aspectos para serem explorados sobre o principio das dores, contudo, procurei simplificar e resumir. O leitor que se depara com as várias escolas em relação ao tempo do fim,pode não ter todas as suas questões respondidas. Porém, e vale lembrar que a despeito das diferentes interpretações:
- Jesus virá uma segunda vez buscar Sua Igreja.
- Haverá ressurreição de mortos
- Haverá um arrebatamento
- O Anticristo será responsável pelo governo no período de Tribulação.
- Haverá um juízo final
- Os salvos viverão eternamente com Cristo
"Estamos vivendo o período das dores"?
Penso que a doutrina pré-tribulacionista é a mais argumentada na Bíblia. A igreja não passará pela tribulação e Grande Tribulação, será arrebatada antes disso.
Sobre o principio das dores, Jesus falou:
"Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? "Jesus respondeu: Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo! e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores."Mateus 24:3-8
Todos os eventos relacionado com as dores,citados por Jesus, estão acontecendo: falsos profetas, guerras,fome, terremotos. O circuito de acontecimentos para a Tribulação está em curso. Uma das evidencias de que a tribulação chegou será o governo do Anticristo fazendo uma aliança de paz com Israel pelo período de três anos e meio. Sabemos que Israel não vive esse período de paz, o espírito do anticristo já opera em nossos dias, porém, o Anticristo da Tribulação será uma pessoa que dominará de modo cruel, massacrando , perseguindo judeus e gentios.
Daniel 9.27:"Ele (Anticristo) fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele."
Jesus voltará para inaugurar um novo começo. É maravilhoso ter a certeza de que em Cristo a vida será restaurada para eternidade. As tribulações, todo o sofrimento terreno, estarão registrados na história de cada um, todas as coisas serão reveladas, desvendadas e poderemos enfim, compreender os mistérios que nossa mente e espírito não alcançaram.
O dia de despertar é hoje. Todos estão sendo convidados a crer e se preparar para encontrar com Deus : " Ah, minha alma, prepare-se para encontrar Aquele que sabe fazer perguntas." T. S. Eliot.
Deus nos abençoe
Referências:
-Bíblia de Estudo Plenitude. Sociedade Bíblica do Brasil. 1978. São Paulo
O dia de despertar é hoje. Todos estão sendo convidados a crer e se preparar para encontrar com Deus : " Ah, minha alma, prepare-se para encontrar Aquele que sabe fazer perguntas." T. S. Eliot.
Deus nos abençoe
Referências:
-Bíblia de Estudo Plenitude. Sociedade Bíblica do Brasil. 1978. São Paulo
-CAETANO. Joá. Os Mistérios do Apocalipse, 325 respostas Bíblicas, históricas e cientificas relativo aos últimos tempos. 2010. Rj.
-TAYLOR. Ross - Uma breve Introdução ao preterismo - disponível em:http://www.monergismo.com/textos/preterismo/introducao-preterismo_ross-taylor.pdf, acessado em 7/05/2015.
-LIETH. Norbeth -3 Perguntas Sobre o Fim dos Tempos - Disponível em: http://www.chamada.com.br/mensagens/fim_dos_tempos.html, acessado em 7/05/2015.
-TAYLOR. Ross - Uma breve Introdução ao preterismo - disponível em:http://www.monergismo.com/textos/preterismo/introducao-preterismo_ross-taylor.pdf, acessado em 7/05/2015.
-LIETH. Norbeth -3 Perguntas Sobre o Fim dos Tempos - Disponível em: http://www.chamada.com.br/mensagens/fim_dos_tempos.html, acessado em 7/05/2015.
2 comentários:
Boa noite, querida amiga,permita-me chamá-la assim. Sou grata por me ajudar a compreender algo que tem me incomodado nos últimos dias. Que o Senhor te abençoe. Amo este blog que muito me ajuda em meu desenvolvimento espiritual. Graça e Paz!
Olá Sandra,
Eu é que agradeço os comentários aqui no blog e a sugestão do artigo.
Amigas em Cristo,
Deus a abençoe.
Postar um comentário