Wilma Rejane
A leitora Elizabeth Samora Ribeiro escreveu ao blog com a seguinte pergunta:
É proibido ou pecado sair para dançar?Acho lindo a dança e traz um bem estar tão grande que parecemos uma pluma no outro dia. Mas faz muitos anos que não saio para dançar, porque penso que Deus condena. Obrigada.
Resolvi transformar a resposta para Elizabeth em artigo, quem sabe, isso auxiliará outras pessoas que vivem o mesmo dilema. Música, dança, literatura e outros estilos artísticos são motivos de questionamentos para novos convertidos e cristãos de modo geral. A santificação é um processo diário que exige separação e direção Divina, contudo ainda temos um corpo e vivemos no mundo, como lidar com esses paradoxos sem radicalizar nem liberalizar?
Quando nos tornamos cristãos nosso comportamento muda e a consciência acusa sobre o pecado, o que Deus condena ou não se torna evidente pela ação do Espírito Santo em nós. Apóstolo Paulo escreve:
” Deveis deixar de viver como vivíeis antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras. É preciso que vos renoveis pela transformação espiritual da inteligência e vos revistais do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade. Efésios 4:22 a 24.
Deus é um Deus festivo, para Ele e por Ele foram criadas todas as coisas, inclusive a dança. Vejamos algumas passagens Bíblicas que fazem referência a essa forma de comunicação corporal:
- - Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. Êxodo 15:20
- Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor. II Samuel 6:14
- Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, Salmos 30:11
- Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa. Salmos 149:3
- Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza. Jeremias 31:13
- Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. I Corintios 6:20
Não há mal algum em dançar para Deus, transmitindo Sua mensagem e Palavra. Em casa, na igreja, no campo, em momentos de oração, de louvores festivos, festas cristãs.
Sair para dançar com o esposo, namorado, noivo em um restaurante, festa em família como bodas, aniversário ou em passeios a dois em um cruzeiro (que chique!) em um jardim especialmente preparado para a ocasião (que romântico!) não é pecado. Mas já não pode se dizer o mesmo para boates, bailes regados a bebidas e músicas apelativas. A dança do cristão, em todos os casos, deve ser para edificação e louvor se isso não acontecer, estará desagradando a Deus.
Dança de roda ou em conjunto:
No poético livro de cantares há uma referência a dança de roda, ou em conjunto:
- “ Volta, volta ó Sulamita… Porque quereis contemplar a Sulamita, como a dança de Mahanaim?” Mahanaim significa de “dois campos” era a dança dos que voltavam vitoriosos da guerra em Israel. Cantares 6:13
Dançando na casa do Pai
Há muitos outras referências que dão suporte a dança que agrada a Deus. Sobre as que não agradam, creio que é possível distingui-las claramente, pois estarão sempre associadas a pecado e profano.
Só para concluir a dança estava presente na parábola do filho pródigo, em sua casa no dia de sua volta: "Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.” Lucas 15:25. Creio que no céu haverá dança por conta do retorno de seus filhos à casa do Pai.
Obrigada pelo contato, Elisabeth
esperamos ter ajudado,
Deus a abençoe.
3 comentários:
Saudações em Cristo,
Quando me converti ao Evangelho, me desfiz dos cd's de músicas populares Brasileiras e outros. Perdi totalmente a paixão pela dança de salão e dançar mesmo só em casa, abraçado com a esposa. Na igreja bato palmas e só.
A dança precisa estar de acordo com o coração do cristão, em cuidado para não escandalizar ou ser sensual.
Gostei do tema
"Sair para dançar com o esposo, namorado, noivo em um restaurante, festa em família como bodas, aniversário ou em passeios a dois em um cruzeiro (que chique!) em um jardim especialmente preparado para a ocasião (que romântico!) não é pecado."
Show esse post.. penso exatamente assim.
Parabéns Wilma e obrigado por compartilhar conosco o discernimento e coerência que o Espírito Santo de Deus lhe transmite.
Beijokas no seu coração.
Oi Valber e Lucy!
Obrigada pela contribuição no artigo,
Deus os abençoe.
Postar um comentário