Mulheres da Bíblia - Elas Venceram Pela Fé


Inspire -se nas grandes mulheres da Bíblia, elas venceram as adversidades através da fé em Deus e de caráter moldado pela obediência.



Débora, à frente do próprio tempo

Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juíza. Foi a única mulher das Escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como "mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16).


Débora era bastante virtuosa: mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus.

Características

- Líder Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
 - Estrategista Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
 - Conselheira Era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas.

 Seja como Débora

Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.


Ester, a corajosa

Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu.

Ester descobriu um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo.

Características

- Sábia Diante de uma situação difícil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões.
 -Destemida Não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável.
 -Humilde Em vez de se mostrar a dona da razão, ela procurava respeitar a opinião dos outros.

Seja como Ester

Não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões. Ester também era muito atenciosa.

Sara, a esposa perfeita

Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de mulher casada.

Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi.

Características

 -Dedicada, o filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens.
 -Fiel a Deus, Sara não  desistia fácil das promessas  de Deus e procurava fazer as vontades dele.
 -Alegre Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer.

Seja como Sara

Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua família em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.


Rute, a companheira fiel

Rute era casada com o hebreu Malom e se dava muito bem com a sogra, Noemi. Quando ficou viúva, se apegou muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, se casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute.

A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra. “Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rute 1:16).

Características

 -Amiga Tratava bem a todos e era muito carinhosa.
 -Responsável Trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor.
 -Confiável Procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso.

Seja como Rute

Ela era uma mulher muito doce e competente. Para agir como Rute, seja íntegra em tudo que fizer: trabalho, casamento e família.

Fonte: MdmulherAbril

4 comentários:

Diógilei Tadra disse...

Wilma,Como é importante o papel da mulher na sociedade brasileira e mundial.Temos visto isso e a bíblia já nos mostrava o verdadeiro significado e papael influenciador da mulher.Parabéns...

rosana disse...

ah amiga querida, que lindo de ver tantas mulheres de fé,eu me considero um a delas viu...minha mãe sempre fala que sou a Sara nos dias de hoje...por querer tanto um filho.Amanhã tenho um exame e gostaria que vc orasse por mim neste propósito.E eu sei que pro SEnhor td é possivel...adorei seu post..Deus te abençõe grandemente,pq vc tbm é uma mulher linda e guerreira..que Deus possa suprir todas suas necessidades...bjs te amo em Cristo

Wilma Rejane disse...

Olá Diógilei!

Enquanto a sociedade antiga desvalorizava a mulher, excluindo-a dos cargos públicos, assembléias e outros meios, Deus a elegia para momentos decisivos na história.

Não faço ade ao feminismo por considerá-lo contencioso e outras coisas mais que prejudicam a romântica causa do relacionamento homem x mulher. Contudo, me atrevo a afirmar que um mundo sem mulheres seria como um mundo sem cor.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Oi Rô...

Deus é o que acalenta os sonhos das "Saras", trazendo a existência os Isaques.

Que assim seja para ti, amada irmã, que vive pela fé e os que assim agem, alcançam o favor do Senhor.

Também a amo, em Cristo Jesus,

Grande e afetuoso abraço,

Deus a abençoe.