Poço de Abraão - Israel




Entrada do poço de Abraão

Tel Berseba é um sítio arqueológico no sul de Israel, alí estão as ruínas da cidade bíblíca de Berseba. Em Hebraico, o nome Beer-Sheva significa, Poço das Sete, em memória das Sete Ovelhas dadas por Abraão a Elimeleque como valor de compra do poço que ele comprou após ter achado no local água. Gên 21:28 a 31: "Porquanto se chamou aquele lugar Berseba, porquanto ambos juraram ali" (v.31)

Achados arqueológicos provam que a cidade era habitada desde a Idade do Cobre. Isto deve-se provavelmente à abundância de correntes de água subterrâneas, como mostram os vários poços na cidade. Berseba é um dos sítios arqueológicos declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade(2005). A moderna cidade israelita de Berseba encontra-se bem próximo de Tel Beer-Sheva e seus edifícios podem ser vistos ao longo do passeio sobre uma colina repleta de ruínas.

O Poço, é uma riqueza arquológica sem precedentes e segundo os arqueólogos foi escavado por volta de 1.200 a 1.300 A.C. sendo este um fator que confirma ainda mais sua peculiaridade como sendo o poço da descrição bíblica. Sendo assim, viveu em torno deste poço, Abraão, o Patriarca que fundou as bases de fé de mais de 3.000 bilhões de pessoas no Mundo, vivendo boa parte de sua vida das águas deste poço.

Creio que qualquer visitante que tem o privilégio de conhecer este local poderá compreender a simplicidade e o tamanho da Graça de Deus, pois era tradição cavarem poços junto aos ribeiros e a regiões baixas, mas Abraão o cavou sobre a colina a entrada da porta da cidade.

Essa é uma tenda, como a que Abraão usava.

"E plantou Abraão um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do Senhor, Deus Eterno. E peregrinou Abraão na terra dos filisteus muitos dias" Gn 21:33,34

advilaparanagua
cafetorah.com

Nenhum comentário: